quinta-feira, 2 de julho de 2015

JOÃO TEIXEIRA LEITE

JOÃO TEIXEIRA LEITE nasceu em Ubatuba em 23 de junho de 1934. 


Sua veia artística surgiu “ao acaso”, como ele próprio afirma, ao reportar-se ao seu “nascimento como pintor”: ainda no início da década de 60 foi procurado por um amigo turista, que lhe pediu informações sobre artistas que retratassem Ubatuba. Como nessa época não havia pintores, ele próprio, para agradar o amigo, resolveu incumbir-se da missão. E assim surgiu a paixão pela pintura, fruto de seu constante esforço e dedicação a esta arte. 

Daí por diante não mais parou e foi aperfeiçoando sua técnica: tem preferência pelo retrato das paisagens urbanas de uma Ubatuba idílica e quase poética, reportando-se às construções mais representativas da Ubatuba histórica que recorda desde sua infância e adolescência. 

Além das pinturas em tela, João Teixeira Leite passa sua criatividade para a madeira, o papel e a cerâmica. Em seu trabalho com esmalte sintético o artista abusa na combinação das cores fortes como o vermelho, o azul, o amarelo e o branco. “Essas cores são vivas, chamam mais atenção e realçam a obra”, explica o artista. 

Os motivos de suas pinturas, além de retratar o casario antigo de Ubatuba, incluem as paisagens marinhas da cidade, suas festas populares e os motivos do folclore local como a Festa do Divino, a Dança do Boizinho, a Congada, sempre numa visão bem característica, dando ênfase aos contornos com seu estilo pessoal e uma visão alegre e bem humorada. 

Começou, com já foi dito, ao acaso. Com tenacidade e esforço pessoal sua obra foi aos poucos adquirindo característica e personalidade próprias, em traços de incomum simplicidade, aliados às cores primárias vivas, sempre buscando retratar os aspectos do universo da história de Ubatuba e da cultura caiçara. 

Participou de diversas exposições individuais e coletivas em Ubatuba e em outras cidades do Estado de São Paulo.

No ano de l979 fez a restauração dos afrescos (pinturas que revestiam as paredes e o teto), do Museu Histórico de Olímpia, SP. 


Foi o representante de Ubatuba na primeira jornada do Mapa Cultural Paulista, categoria pintura, ocasião em que foi premiado. 

A estreita ligação de sua arte com a cultura popular ubatubense, com o carnaval e com o povo da terra faz da pintura de João Teixeira Leite uma referência constante tão importante como o que significam as obras de Idalina Graça e Washington de Oliveira para a cultura de Ubatuba. 

João Teixeira Leite, sob encomenda de Hotel das Toninhas, está registrando, em esmalte sintético sobre eucatex, a história de Ubatuba. É o nosso maior memorialista em artes visuais, artista consciente e capaz de pintar e colorir as belezas de nossas praias, monumentos, prédios e figuras históricas. 

Pudera cada cidade de nosso país, ter um “João Teixeira Leite”, assim, sensível, humano e amoroso, fiel ao lema: “Cultuar a tradição é viver a vida da comunidade, sem perder o fio da história”. (esses dois últimos parágrafos, em 10.8.92)


ARTE & MEMÓRIA 


O ateliê de João Teixeira Leite é uma aula de “ubatunidade” 
Uma visita ao ateliê de João Teixeira Leite, na Praça da Matriz, é uma aula autêntica de boa “ubatunidade”. O artista primitivista, hoje com 61 anos, nascido na própria Exaltação da Santa cruz, recolhe e resgata, até hoje, o espírito da cidade. 

João está retratando, de maneira admirável, lendas e tradições de Ubatuba, trabalho comparável ao de Washington de Oliveira, mestre Filhinho, nosso maior historiador. A arte de João Teixeira Leite se espraia em cartões postais, aquarelas, pinturas à óleo, máscaras, desenhos e escritos. Merece o respeito de todos que lutam pela memória melhor e mais espontânea da “Pérola do Litoral Norte”.

Entrevista 

 - Porque retrata sempre Ubatuba? 
- Ubatuba é a minha cidade e a Ubatuba antiga e histórica deve ser conhecida dos turistas e nosso povo.

- Quais as principais referências históricas? 
- São desenhos e fotografias de época, Sobradão do Porto, Igreja Matriz, Câmara Municipal, Farmácia do Filhinho, Hotel Felipe, Hotel de Dª. Idalina, Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva e outros. 

- E as festas populares? 
- Entra Folia do Divino, São Pedro Pescador, O Boizinho do Veiga, Congada de São Benedito, tudo eu pinto com as cores vivas, do meu ateliê, do meu sentir. 

- E a natureza de Ubatuba? 
- São nossas lindas praias, como Praia Grande, Tenório, Perequê, Enseada, etc. Os morros, o do Corcovado, símbolo da cidade. 

- Porque retrata o Corcovado sempre em seus quadros? 
- Para composição de cada tela e defesa da natureza e da ecologia. O verde é necessário, nossas matas são intocáveis e devem simbolizar o respeito à mata, aos bichos, às águas, do mar e dos rios. 

- Qual a mensagem que dá aos jovens e artistas novos? 
- Retratem a nossa cidade, a sua gente, sintam a alma do povo. A arte faz bem a mim e aos que sentem amor pela vida. Não pude estudar. A minha pintura, a minha arte, é a minha Universidade.

Ubatuba, 23.9.95

3 comentários:

  1. Admiro demais esse artista.Tive a honra de conhecê-lo em Ubatuba ,nos anos 80 . Gostaria muito de saber notícias desse grande artista. Regina Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina. Muito bom saber que o nosso querido João Teixeira Leite é lembrado. Ele continua ativo e pintando, sempre.

      Excluir
  2. Se não é ele que está aqui em Barretos, tem uma pessoa muito parecida com ele.

    ResponderExcluir